sábado, 12 de novembro de 2011

Torre de Hanói.

Torre de Hanói é um jogo que foi inventado pelo matemático francês Édouard Lucas em 1883, que constitui-se basicamente de uma base com três pinos dispostos, sendo que um desses pinos possui 8 discos empilhados de forma crescente. O objetivo é transferir os oito discos para outro pino, movendo um disco de cada vez, e nunca colocando um disco maior em cima de um menor.



Dentro do ambiente escolar, mas especificamente nas aulas de matemática, este jogo pode ser uma maneira de iniciar conteúdos, como por exemplo progressão geométrica.
Num primeiro momento é conveniente que o professor deixe os alunos manusearem o jogo, para que se familiarizem com o mesmo. E em seguida, é conveniente que o professor direcione os passos que os alunos devem seguir, como por exemplo, pedir que movimentem um disco do primeiro para o segundo, depois que movimentem dois discos conforme a regra, para que compreendam de que forma devem ser os movimentos.
É conveniente então, questioná-los sobre a quantidade de movimentos necessários para transferir a torre toda (os oito discos) para outro pino, ou então se existe algums estratégia para realizar esta tarefa com o menor número de movimentos posíveis. Sendo possível então montar uma tabela referente ao número de movimentos para as peças, e desta forma abordar com os alunos conceitos, como por exemplo, de sequência, progressão geométrica e observar o crescimento de uma função exponencial.

Fonte: disponível em, http://www.pucrs.br/edipucrs/erematsul/comunicacoes/2ALEXANDREDACOSTA.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário