quarta-feira, 22 de junho de 2011

Aula 10 de junho.

A aula do dia 10 de junho ocorreu também no laboratório, e utilizando o software Cmap Tools, a professora solicitou que nos elaborassemos um mapa conceitual sobre o conteúdo matemático que aplicamos no nosso estágio de regência. O meu conteúdo e o do Diogo é o mesmo, determinantes, então trabalhamos juntos na construção do mapa.

Cmap Tools

Durante esta aula, nos dirigimos até o laboratório de informática, para trabalharmos com o software Cmap Tools. Software este que é utilizado na construção de mapas conceituais. Num primeiro momento nos foi apresentado suas principais funções e comandos e em seguida demos continuidade ao mapa que haviamos iniciado na aula passada, referente a "qual a importância do uso das novas tecnologias no ensino da matemática".

Mapas Conceituais

Durante esta aula, a professora Maria Ivete nos passou um mapa conceitual, que buscava explicar o seu próprio significado. Que, de acordo com a definição de Joseph Novack, seria uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento.

Aula 13 de maio

Olá, durante a aula do dia 13 de maio, as acadêmicas Leila e Keiti apresentaram o texto entitulado "O mito da Telinha-ou o paradoxo do fascínio da educação mediada pelo computador". O objetivo principal do texto era apontar as vantagens e desvantagens do uso de tecnologias na educação.
Em seguida, a Fernanda e o Gabriel trabalharam com o artigo "Por que o computador na educação?". Eles abordaram visões distintas quanto ao uso de tecnologias, a otimista, ceticista e a indiferença. E também apontaram pontos positivos e negativos quanto ao uso de tecnologias no ensino.
E para finalizar as alunas Juliane e Luciane, apresentaram artigos, que falavam de tecnologias na educação matemática e também o questionamento de qual o real objetivo da escola.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Aula do dia 04 de maio.

Nesta aula ocorreu a apresentação das alunas Scheila e Luany, que optaram por elaborar uma apresentação diferente das demais. Elas não somente explicaram o conteúdo do artigo, mas também fizeram os demais alunos discutirem idéias a respeito do mesmo, através de questionamentos que ambas elaboraram.
Dessa forma, elas interferiram na dinâmica, quando necessário, para enriquecer as respostas e esclarecer possíveis dúvidas.

domingo, 12 de junho de 2011

Aula do dia 27 de abril.

Dando continuidade as apresentações, as colegas Keiti e Aline, abordaram o texto que tratava da inclusão de tecnologias no ambiente escolar, as evoluções das mesmas e uma abordagem sobre ensino a distância, apresentando pontos positivos e negativos.
Em seguida eu e o Dion abordamos o tema Hipertexto. Nosso 1° texto -"Leituras sobre Hipertexto"- tratava a respeito da história e construção do mesmo. Concluímos então que hipertexto é um texto que se apresenta de forma não linear, devendo ou não estar num ambiente digital. E nosso segundo texto -"O Hipertexto no Contexto Educacional"- nos fez refletir sobre o uso do hipertexto no ambiente educacional. Destacamos que ele pode auxiliar no ensino, devido a sua forma não linear de ser, onde o conhecimento se dá de forma incidental por descoberta. Desta forma o aluno passa a ser responsável pela construção do seu saber e o professor assume o papel de colaborador e orientador neste processo. Mas ressaltamos que deve-se ter atenção redobrada no seu uso como alternativa no ensino, para que sua característica de não linearidade leve o aluno a perder o foco da pesquisa.

sábado, 11 de junho de 2011

Início das apresentações.

Olá!
Na aula do dia 20 de abril o grupo formado por: Diogo, Felipe e Robson, deu início as apresentações.
Eles trabalharam com os seguintes textos:
- Prática e formação de professores na integração de mídias;
- Cadeias de conhecimento: dutos para a Inteligência Coletiva;
- As múltiplas formas de aprender.

Organizando a apresentação.

Dia 13 de abril, durante a aula de Informática, ficamos encarregados de organizar e preparar a apresentação, referente aos textos que a prefessora Maria Ivete havia passado na aula anterior. Eu e o Dion ficamos responsáveis pela apresentação dos textos que tratavam de Hipertextos.
Num primeiro momento realizamos a leitura dos textos e em seguida fizemos uma pesquisa sobre tal tema na internet, com o intuito de enriquecer o trabalho.